sábado, 4 de junho de 2011

Questionário - Levantamento de Demandas dos Setores Criativos

Por determinação do Plenário do CNPC, reunido na sua 4ª Reunião Extraordinária, nos dias 4, 5 e 6 de maio de 2011, encaminhamos , em anexo, o questionário "Levantamento de Demanda dos Setores Criativos", apresentado pela Sra. Claudia Leitão, Secretária de Economia Criativa.
Os questionários deverão ser preenchidos e encaminhados para o endereço eletrônico claudia.leitao@cultura.gov.br, com cópia para micaela.neiva@cultura.gov.br.


LEVANTAMENTO DE DEMANDA DOS SETORES CRIATIVOS
Nome:
Setor:
Atuação profissional:
( ) Autônoma ( ) Em Coletivo


Como é de conhecimento público, o Ministério da Cultura inaugurou neste ano uma nova etapa, a partir da decisão de criar a primeira Secretaria da Economia Criativa do país. Em fase de estruturação, esse novo órgão deu início ao processo de planejamento estratégico para o período de 2011 a 2014. A compreensão das demandas dos setores criativos torna-se fundamental para a construção de programas e projetos condizentes à realidade.

Desta forma, solicitamos a sua contribuição no sentido de fornecer um maior detalhamento das peculiaridades do seu setor de acordo com os principais desafios relacionados a seguir.


1º DESAFIO: Levantamento de informações e dados da Economia Criativa - ausência de pesquisas que contemplem de modo amplo os diversos setores desta economia, permitindo conhecer e reconhecer dados relativos às vocações e oportunidades de empreendimentos criativos para a definição de políticas públicas.

1) Você conhece alguma pesquisa que estabeleça diagnósticos ou que indique oportunidades para empreendimentos no seu campo de atuação? Se sim, relacione quais.

2) Que pesquisas você consideraria importantes para:
a. o desenvolvimento das cadeias produtivas do seu setor.
b. o seu desenvolvimento profissional individual.
c. o desenvolvimento de práticas associativas (coletivos, cooperativas, associações etc.)

3) Na sua opinião, de que forma(s) a Secretaria da Economia Criativa deve enfrentar este primeiro desafio?


2º DESAFIO: Articulação e estímulo ao fomento de empreendimentos criativos - baixa disponibilidade de recursos financeiros para o financiamento de empreendimentos desta natureza.

4) Você conhece linhas de crédito e/ou de fomento (editais, empréstimos etc) próprias para o financiamento de empreendimentos no seu setor? Se sim, quais?
5) Que tipos de financiamento você considera adequados para o desenvolvimento de empreendimentos do seu setor? Relacione e descreva.

6) Na sua opinião, de que forma(s) a Secretaria da Economia Criativa deve enfrentar este segundo desafio?

3º DESAFIO: Educação para competências criativas - baixo investimento em capacitação dos agentes atuantes nas cadeias produtivas destes setores, agentes cuja atuação exige visão de mercado, capacidade de gestão e conhecimentos técnicos e artísticos.

7) Qual é a sua formação profissional? Você considera que a mesma é suficiente para o sucesso da sua carreira? Justifique a sua resposta.

8) Identifique as principais demandas de capacitação na cadeia produtiva do seu setor.

9) Considerando-se a relevância dos níveis de formação/capacitação relacionados a seguir, identifique, em ordem decrescente, da mais relevante (4) a menos relevante (1), aquela que tem mais importância para o seu setor.

( ) cursos-livres / extensão
( ) técnico-profissionalizante
( ) Outro_____________________. ( ) graduação
( ) pós-graduação


10) Justifique a sua escolha do nível de formação mais relevante na questão anterior.

11) Na sua opinião, de que forma(s) a Secretaria da Economia Criativa deve enfrentar este terceiro desafio?

4º DESAFIO: Produção, circulação/distribuição e consumo/fruição de bens e serviços criativos - pouca infra-estrutura no que se refere à produção, circulação/distribuição e consumo/fruição de bens e serviços; necessidade de organização em redes e coletivos.

12) Identifique os principais problemas relativos à infra-estrutura relacionados a cada uma das etapas a seguir:
a. Produção
b. Circulação/distribuição
c. Consumo/fruição

13) Das etapas elencadas na questão anterior, identifique a mais problemática para o seu setor. Justifique a sua resposta.

14) Caso você se relacione com outros profissionais em redes ou coletivos, identifique os principais benefícios e dificuldades dessa forma de organização associativa.

15) Na sua opinião, de que forma(s) a Secretaria da Economia Criativa deve enfrentar este quarto desafio?


16) Além destes desafios elencados, sugira um outro que você considere que a Secretaria da Economia Criativa deveria enfrentar. Justifique a sua resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário